Vendas de Natal devem crescer 5% e empresários investem em novas lojas

Vendas de Natal devem crescer 5% e empresários investem em novas lojas

O Natal está entre as datas mais esperadas pelo comércio e, neste ano, tem expectativa de crescimento de 5% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC). Confiantes desde a Black Friday, os empresários investem na abertura de novas lojas.

No Goiabeiras Shopping, duas lojas foram inauguradas nas últimas semanas, no térreo, a Pézinho e Cia e a Ótica Paris Vision, exclusiva Rayban. A previsão do empreendimento é que até o final deste ano mais cinco lojas sejam inauguradas, inclusive o restaurante Paris 6, que abre as portas no dia 18 de dezembro, no piso térreo do Goiabeiras.

Eduardo Carvalho, diretor comercial da Ótica Paris Vision, aponta as vantagens que levaram à decisão. “A clientela é ótima, a localização também é excelente, ao lado do Paris 6, o que representa um bom fluxo de pessoas. Temos grande expectativa para 2020 também com as novas operações, como a academia Bodytech”, disse. 

O diretor geral da Casa Prado, Geraldo Prado, loja especializada em moda masculina, está esperançoso para este mês de dezembro. “Estamos fazendo promoções e seguimos otimistas. O lojista é a pessoa mais otimista da face da terra. Se não vender de manhã, tem certeza que vai vender a tarde ou a noite. A economia já quer reagir e fim de ano é sempre muito bom, todo mundo compra. Teve gente que já comprou na black Friday os presentes de Natal. Para nós é bom, pois roda as mercadorias antigas”, diz ele, que também tem loja no Goiabeiras. 

Para o presidente da ACC e Facmat, Jonas Alves, a estimativa boa é puxada pelo 13º e liberação dos saques do FGTS. “O cenário econômico está favorável para este fim de ano em todos os segmentos do comércio e a nossa expectativa é que permaneça no próximo ano”, conclui. 

Segundo a Boa Vista, 53% dos empresários entrevistados pela empresa demonstraram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano. O número representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham essa percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre; enquanto 15% esperam uma diminuição; e 5% afirmaram não ter opinião.

Outros 48% dos empresários informaram estar ávidos a fazer novos investimentos ainda neste último trimestre de 2019. O percentual representa um aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2018. 

Quando questionados em quais áreas pretendiam investir, 52% dos empresários disseram que em Tecnologia. Já em Novos Produtos e Serviços foram 51% dos respondentes, enquanto que em relação a investimentos em Pessoal e Força de Trabalho foram 39% dos entrevistados.